VISITA PEDAGÓGICA: O CASO DA EQUIPE DE ESTUDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UEFS


 

Autor:

GERONEUSA CERQUEIRA DO ESPIRITO SANTO

 

 

 

Orientador:

GILBERTO MARCOS MENDONÇA SANTOS

 

Coorientador:

LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação ambiental

Extensão universitária

Visita pedagógica

Resíduos sólidos

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2020

Resumo:

 

O presente trabalho versa sobre o papel educativo das Visitas Pedagógicas na sede da Equipe de Estudos e Educação Ambiental (EEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, no processo de formação ambiental dos estudantes da Escola Básica, anos iniciais. Essas visitas são uma das estratégias extensionistas da EEA. A pesquisa teve como objetivo analisar o potencial das Visitas Pedagógicas da EAA na “formação do sujeito ecológico” da educação básica, levando em conta o conceito defendido por CARVALHO (2013). Para tanto a pesquisa teve como objetivos específicos: Verificar o potencial da extensão universitária durante as visitas e aprofundar o tema da Educação Ambiental pela EEA; Investigar as concepções de Educação Ambiental que trazem os estudantes que visitam a sede da EEA; Elaborar e Sistematizar o Guia Virtual de Visita Pedagógica ocorrido durante este processo formativo como produto final. Para isso, abordamos a importância da extensão universitária, suas concepções e possibilidades de ação dentro e fora dos muros das universidades (FREIRE, 1983), usando como pressuposto a Educação Ambiental. Priorizamos falar da Equipe de Estudos em Educação Ambiental, contextualizando historicamente suas ações extensionistas destacando o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da UEFS (DIAS, 2003), que desde 2009 foi reconfigurado e passou a ser denominado Programa de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa com pesquisa empírica e documental, os instrumentos de coletas de dados foram os documentos do acervo da EEA (relatórios, atas, formulários, resoluções, acervo fotográfico), questionários
diagnósticos e pós-visitas e os desenhos produzidos pelas crianças no dia da visitação. Como a pesquisa foi realizada a partir das visitas dos estudantes da educação básica ao espaço da EEA, foi solicitada a assinatura dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE junto à comunidade externa. A análise documental serviu para nos dar suporte na construção e avaliação das ações que são desenvolvidas no processo das visitas pedagógicas. As ilustrações dos estudantes serviram de base para compreender as representações que estes sujeitos traziam sobre a Educação Ambiental e desta maneira possibilitou o diálogo entre os conhecimentos que eles trazem e os relacionados com a Educação Transformadora (GUIMARÃES, 2004) e a Educação Emancipatória (LOUREIRO & LAYRAGUES, 2013) que defendemos. Nesse processo foi construído o produto final, o Guia de Visita Virtual da EEA, que poderá ser adaptado para outros espaços educativos. Também foi elaborado um vídeo que descreve de uma maneira lúdica a Visita Pedagógica e que auxiliará na divulgação do trabalho da EEA dentro e fora do campus universitário.

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