Autor: GERONEUSA CERQUEIRA DO ESPIRITO SANTO
Orientador: GILBERTO MARCOS MENDONÇA SANTOS
Coorientador: LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE
Palavras Chaves: Educação ambiental Extensão universitária Visita pedagógica Resíduos sólidos
Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UEFS
Ano: 2020 |
Resumo:
O presente trabalho versa sobre o papel educativo das Visitas Pedagógicas na sede da Equipe de Estudos e Educação Ambiental (EEA) da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, no processo de formação ambiental dos estudantes da Escola Básica, anos iniciais. Essas visitas são uma das estratégias extensionistas da EEA. A pesquisa teve como objetivo analisar o potencial das Visitas Pedagógicas da EAA na “formação do sujeito ecológico” da educação básica, levando em conta o conceito defendido por CARVALHO (2013). Para tanto a pesquisa teve como objetivos específicos: Verificar o potencial da extensão universitária durante as visitas e aprofundar o tema da Educação Ambiental pela EEA; Investigar as concepções de Educação Ambiental que trazem os estudantes que visitam a sede da EEA; Elaborar e Sistematizar o Guia Virtual de Visita Pedagógica ocorrido durante este processo formativo como produto final. Para isso, abordamos a importância da extensão universitária, suas concepções e possibilidades de ação dentro e fora dos muros das universidades (FREIRE, 1983), usando como pressuposto a Educação Ambiental. Priorizamos falar da Equipe de Estudos em Educação Ambiental, contextualizando historicamente suas ações extensionistas destacando o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da UEFS (DIAS, 2003), que desde 2009 foi reconfigurado e passou a ser denominado Programa de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa com pesquisa empírica e documental, os instrumentos de coletas de dados foram os documentos do acervo da EEA (relatórios, atas, formulários, resoluções, acervo fotográfico), questionários |
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