VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS NA TRILHA DO RIO SERRANO EM LENÇÓIS – BA


 

Autor:

JOCEILDES SÁ MELLO SOUZA

 

 

 

Orientador:

RAQUEL DE MATOS CARDOSO DO VALE 

 

Coorientador:

JOSELISA MARIA CHAVES

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino-aprendizagem

Patrimônio natural

Histórico-cultural

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2022

Resumo:

 

A Chapada Diamantina é reconhecida internacionalmente por sua riqueza cênica e recursos hídricos, a qual possui em sua paisagem potencial educacional para a compreensão das Ciências Ambientais. Nesse sentido, essa dissertação tem como objetivo apresentar base de dados sobre a Trilha do Rio Serrano como instrumento pedagógico para ampliar e fortalecer o conhecimento escolar a partir dos aspectos naturais, históricos e culturais presentes nessa trilha, para (re)significar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As informações e dados coletados foram utilizados para elaborar uma sequência didática em formato de e-book, construído coletivamente, ouvindo estudantes e professores da Escola Municipal Coronel Horácio de Matos. Espera-se que, desta forma, outros olhares sobre a Trilha do Serrano possam emergir e que os envolvidos nesse projeto coletivo se reconheçam enquanto parte do lugar onde vivem e se identifiquem como sujeitos deste patrimônio natural e histórico-cultural. O trabalho está estruturado em considerações iniciais, referencial teórico, metodologia, resultados, discussões, e considerações finais. Os resultados alcançados nesta pesquisa possibilitaram perceber que o(a) educador(a) tem papel de grande importância na concretização da formação integradora do aluno.

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