Autor: JOCEILDES SÁ MELLO SOUZA
Orientador: RAQUEL DE MATOS CARDOSO DO VALE
Coorientador: JOSELISA MARIA CHAVES
Palavras Chaves: Ensino-aprendizagem Patrimônio natural Histórico-cultural
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UEFS
Ano: 2022 |
Resumo:
A Chapada Diamantina é reconhecida internacionalmente por sua riqueza cênica e recursos hídricos, a qual possui em sua paisagem potencial educacional para a compreensão das Ciências Ambientais. Nesse sentido, essa dissertação tem como objetivo apresentar base de dados sobre a Trilha do Rio Serrano como instrumento pedagógico para ampliar e fortalecer o conhecimento escolar a partir dos aspectos naturais, históricos e culturais presentes nessa trilha, para (re)significar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As informações e dados coletados foram utilizados para elaborar uma sequência didática em formato de e-book, construído coletivamente, ouvindo estudantes e professores da Escola Municipal Coronel Horácio de Matos. Espera-se que, desta forma, outros olhares sobre a Trilha do Serrano possam emergir e que os envolvidos nesse projeto coletivo se reconheçam enquanto parte do lugar onde vivem e se identifiquem como sujeitos deste patrimônio natural e histórico-cultural. O trabalho está estruturado em considerações iniciais, referencial teórico, metodologia, resultados, discussões, e considerações finais. Os resultados alcançados nesta pesquisa possibilitaram perceber que o(a) educador(a) tem papel de grande importância na concretização da formação integradora do aluno. |
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