TRILHA PEDAGÓGICA: Um recurso para o ensino de ciências

19 de setembro de 2019


O ensino de ciências muitas vezes é abordado conhecimentos abstratos e complexos para os discentes e tornam-se necessários para que o docente repense sobre a mudança de práticas e desenvolvimento de habilidades que permitam a representação, comunicação, investigação e compreensão, bem como a contextualização sociocultural de diferentes conteúdos que integram a disciplina escolar Ciências. Metodologias alternativas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem e, em particular, no ensino de ciências, valorizando o uso de recursos didáticos. Por isso é importante compreender como os discentes do Ensino Fundamental percebem o sistema ambiental e o uso da água no ambiente familiar.
De que forma as estratégias pedagógicas podem contribuir para a melhoria do uso e sensibilização para conservação da água.
Os recursos didáticos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem e podem auxiliar na motivação, na avaliação, em simulações, ambientes de expressão e expor o conteúdo de uma forma diferenciada, faz também os discentes participantes ativos do processo de aprendizagem.
Para Souza (2007), o uso de recursos didáticos contribui para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objetos diversos que poderão ser utilizados pelo docente na aplicação de suas aulas.
O uso adequado de modalidades e recursos didáticos auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Entre as diferentes modalidades didáticas no ensino de ciências, incluem-se as aulas expositivas, as discussões, as demonstrações, as aulas de laboratório e as atividades de campo (KRASILCHIK 2008). Oliveira (2006) ressalta a valorização do contato do discente com o material didático para incentivar o interesse, a participação, a aprendizagem e a maior integração entre os discentes, pois assim podem discutir suas ideias e expô-la ao grupo, proporcionando interação social.
Os jogos podem ser considerados importantes recursos educativos, pois proporcionam um desenvolvimento dinâmico nas áreas cognitiva, afetiva, linguística, social, moral e motora, além de contribuir para a construção da autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperação das crianças e adolescentes (MORATORI, 2003). A utilização de jogos para incentivar o aprendizado foi considerada uma forma facilitadora e motivadora de despertar o
interesse e desmistificar temas complexos (GOMES, 2009).
Os jogos didáticos podem ter baixo custo e praticidade na sua elaboração, demonstrando que é possível abordar temas escolares em ciências de forma lúdica sem a necessidade de grandes investimentos financeiros pelas escolas (MORONI et al., 2009).

Durante a aplicação de jogos didáticos nas aulas são estimuladas interações entre docente-discente e entre discentes, que contribuem para a aprendizagem. Os jogos geralmente não substituem aulas que abordam conteúdos disciplinares,acompanhando objetivos do processo educativo e concepções de docente. Os jogos podem motivar alunos a superar seus obstáculos cognitivos e emocionais, pois, estando mais motivados durante o jogo, ficam mais ativos mentalmente (KISHIMOTO, 2000).

 

Autora: FRANCISCA SEABRA DE FARIAS

Orientadora: EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER